Lições da Previdência

A reforma da previdência social faz parte dos assuntos cotidianos dos brasileiros nos últimos anos. Não há como escapar de uma pauta que aguarda definições tão importantes, que certamente envolvem a vida de todos os cidadãos, na busca do tão sonhado direito à aposentadoria. Independente de posicionamento ideológico e de opinião sobre a reforma, uma coisa é certa: tornou-se imprescindível aprender as lições repassadas por tantas discussões sobre o futuro que nos reserva.

O primeiro aprendizado vem da transformação trazida pela longevidade, ou seja, o aumento da expectativa de vida e as suas implicações. Os brasileiros chegaram à idade média de 76 anos de expectativa ao nascer, e em alguns estados, como Santa Catarina, a idade média quase chega aos 80 anos.

As projeções para as próximas décadas incluem um crescimento inimaginável no número de pessoas com 100 anos ou mais, exigindo uma nova maneira de ver o passar do tempo. Diante dessa perspectiva, é de suma importância que se aprenda a planejar o futuro. Quanto vai custar a sua longevidade.

Quanto mais cedo melhor. É preciso ensinar isso nas famílias e nas escolas. É essencial a responsabilização de cada um com o seu dia de amanhã, o que inclui cuidados com a saúde, com os relacionamentos e com os recursos financeiros.

Outra reflexão fundamental é de que a extensão da nossa linha do tempo não nos permitirá viver apenas com os recursos acumulados e repassados pela previdência social. Se antes isso era só uma dúvida, agora passou a ser uma certeza. O reconhecimento e entendimento desse fato deve mudar a forma de encarar o consumo imediatista, a relação com o dinheiro e a necessária poupança de recursos, na garantia da própria sustentabilidade e da qualidade de vida.

Certamente a conquista de um envelhecimento mais ativo e saudável também deve significar um novo olhar para o amanhã, no qual todos buscam a felicidade. Preparar o futuro não pode ser mais uma meta somente daqueles que já contam os anos para se aposentar. É urgente, é para hoje, é para todos, independe da idade. É também para você. Pense nisso.

 

Euclides Reis Quaresma

Superintendente da Quanta Previdência

COMPARTILHE

Compartilhar via facebook Compartilhar via twitter Compartilhar via email Compartilhar via linkedIn Compartilhar via whatsapp